segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Bloqueada





by Betha Mendonça

Tarde de dezembro chuvosa. Luísa estava inquieta em casa devido à desarmonia causada pelas casas astrais no período que antecede o aniversário, o dito inferno zodiacal. E o dela era do jeito que qualquer “espírito de porco” ou demoniozinho “pé de chulé” gosta: um chiqueiro!

Não bastassem os contratempos comuns ao dia a dia, a moça teve as contas bancarias (onde guarda os míseros tostões que recebe dos seus salários e da pensão de alimentos dos filhos) bloqueada.

Descobriu quando foi fazer saque num caixa eletrônico. Correu ao banco. A gerente, olhando-a de revés, como se coitada fosse uma criminosa internacional ou grande sonegadora da Previdência social avisou:

- A Justiça do Trabalho ordenou a agência que retivesse seu dinheiro por causa de uma dívida com o INSS...

Com o moral abaixo da calçada quebrada de uma cidade brasileira mal cuidada pelo poder público dirigiu-se para casa. Liga  para o advogado:

- Doutor?

- Olá! Como está à senhora?

- Péssima!Acabo de ter minha conta bloqueada pela Justiça do Trabalho...

- Ah, a causa da sua ex-doméstica!Disse o homem como se uma luz brilhasse em seu cérebro.

- É... A causa que o senhor disse que ia resolver... Respondeu com ar cansado.

- Desculpe!Perdemos o prazo para fracionar a dívida que era de R$ 2.500,00. Agora vamos impetrar um Mandato de Segurança para desbloquear sua conta e blá, blá, blá...

A voz do homem ficava cada vez mais distante no seu ouvido, enquanto falava em termos técnicos as providencias que iria tomar. Ela só pensava:

- Por 2.500 reais que podiam ser divididos em vários pagamentos, eu, cidadã assalariada tive meu dinheiro bloqueado! Os grandes sonegadores do INSS  e de outros impostos estão aí soltos em suas mansões. Com contas e cartões livres. Dinheiro em instituições estrangeiras... Terei que atrasar algumas contas do mês e pagá-las com juros, por que o advogado perdeu um prazo e o juiz me acha uma grande criminosa. É duro ser pobre!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário