segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Família Margarina

by Betha M. Costa


Uma família harmônica. Membros bem estruturados. Filhos alunos excelentes, educados, com as melhores amizades... Pais exemplos de moral, labutas e afetos. Uns quando se referiam aos outros era para proferir sem números de elogios. Vizinhos, parentes e amigos admiravam um núcleo familiar tão coeso como aquele. A vizinhança até apurava os ouvidos para esmiuçar alguma escaramuça, uma palavra mais alta na casa ao lado: nada. Até o cachorro dos Noronha não incomodava em latidos!


Toda conversa, qualquer que fosse o assunto em voga - crises conjugais, adultério, problemas com filhos rebeldes, trabalho, doença - a família Noronha era apontada como exemplo de sólido comportamento e equilíbrio emocional.


Em briga de casal a mulher berrava:
- Seu grosseiro!Você bem podia ter os bons modos do Noronha!Aquilo sim que é homem distinto!
- Eu é que tive azar de não ter casado com uma mulher calma e discreta como a do Noronha!Pare de gritar sua escandalosa!Olha os vizinhos!


Desentendimentos entre pais e filhos e lá vinham os bons exemplos de novo:
- Menino, que boletim cheio de notas vermelhas é esse? Parece até que ele está com sarampo... Dizia o pai.


- E hoje ligaram da escola dando conta que ele brigou com o inspetor de novo. Foi pego pela enésima vez matando aula... Acrescentava a mãe desgostosa.


- Ah, que sortudo o Noronha!Seus filhos nunca lhe fizerem passar esses vexames! Exclamava em coro o casal, enquanto o filho replicava:


- Pudera com pais legais como os Noronha, que filho precisar fazer burradas para lhes chamar a atenção?


Assim durante muito tempo se comentou a felicidade, bom humor, bons modos, sucesso, sorrisos e tudo que se referia a essa família com misto de respeito e inveja.


Então, o inusitado aconteceu: por dias ninguém no bairro viu nenhum membro do clã. Foi aquele “valha-me Deus, Virgem Maria!” Que teria acontecido? Curiosa, uma multidão foi ter na casa dos desaparecidos. Como a porta estava aberta, adentraram a sala. Viram estarrecidos sobre as poltronas, em frente à televisão ligada, que todos haviam derretido: eles eram apenas uma família de comercial de margarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário