terça-feira, 5 de julho de 2011

Síndrome do Coração Partido

by Betha M. Costa

Há muito que coração partido é termo usado para designar grande tristeza e/ou desilusão pela perda de um amor ou ente-querido. Seria a dor da perda que causa desânimo, pranto e aperto ao peito.Pois, o que se conhecida como um luto necessário para superação da dor, hoje diz a ciência que pode ser o desencadeador de uma Síndrome, a do Coração Partido.

A doença tem os mesmos sintomas do infarto: intensa dor em aperto no peito, que pode se irradiar para pescoço e/ou braço esquerdo, ou dor aguda no braço esquerdo com irradiação para o pescoço, sudorese, taquicardia com ou sem perda da consciência.

A diferença para o enfarto é que as enzimas cardíacas, ECG e outros exames estão normais, e, não há obstrução de nem um vaso com necrose do tecido. A causa da síndrome é excesso da produção de adrenalina, que pode afetar ambos os sexos e todas as idades, sendo mais acometidas as mulheres acima dos cinqüenta anos. Acreditam-se a maior propensão no sexo feminino devido a maior sensibilidade as alterações hormonais. 

O chato é que como no Infarto Agudo do Miocárdio a Síndrome do Coração Partido, se não for socorrida em tempo hábil, também pode matar. Fique atento!Morrer de amor há muito não é mais metáfora!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário