sábado, 6 de novembro de 2010

Assalto a Boca Armada

by Betha M. Costa


Andava estafada da pesada rotina. Tirei aquela quarta-feira para mim.Faltei ao trabalho, fui ao Centro Estético, fiz sauna, relaxante massagem.Tive os cabelos pintados, cortados, lavados e feito escova.Sai leve.Quase a flutuar na calçada de tão calma e bem disposta.


Atravessei a rua para dar uma volta na praça em frente. Quem saber tomar uma água de coco geladinha... Foi quando dei com o senhor branco, bem apessoado, bem vestido ao meu lado. Senti algo cutucando minhas costelas à direita, percebi ser um revólver e ouvi:


- A madama me acompanha que é um assalto!Enquanto o homem segurava meu braço como se fôssemos velhos conhecidos... De dentro de um sonho respondi:


- Está bem!E continuei caminhando com cara de paisagem.


- A madama me dá a bolsa e fica quieta!Eu vou embora e fica tudo bem...


- O senhor andando na praça com essa enorme bolsa cor-de-rosa? Indaguei.O moço pensou por alguns segundos:


- A madama tem razão! Vai que um engraçadinho acha que sou “fruta” e “tira” comigo?Vou ter que matar o sujeito... E só mato na extrema necessidade!


- Pois é... Concordei roxa de medo.


- Vamos sentar naquele banco. A madama abre a bolsa e me dá as coisas que eu quiser!
Sentamos no banco abri a bolsa... O pobre homem ficou confuso com o mundo de coisas que tinha dentro. Olhou-me nos olhos e falou:


- A senhora pode achar sua carteira?


Revirei os pertences. Peguei a carteira.


- Passe pra mim todo dinheiro que tiver, por favor!


- Claro!Respondi abrindo a carteira.


- São seus filhos nessa foto? Gelei e me arrependi de guardar foto dos meus tesouros ali.


- São sim!São meus filhos!Falei a contragosto.


Foi então que o insólito ficou mais insólito:


- Belos garotos!Eu tenho um casal! O sujeito abriu a própria carteira e me mostrou a fotografia dos seus adolescentes.


- Nossa!Eles são lindos!Gaguejei.


- É pra dar do melhor pra eles que trabalho tanto! Não que eu goste de ficar assaltando as pessoas por aí...Estudam em colégio particular... O plano de saúde é caro...


- Eu sei... Também tenho muitos gastos com os meus filhos!Retruquei sem saber onde ia parar aquela conversa. Meu interlocutor fitou-me sorridente e confessou:


- Sabe madama me simpatizei com a vossa pessoa!


Eu nem creio, mas falei:


- Eu também simpatizei com o senhor.


- A madama precisa de todas essas coisas que estão na vossa bolsa?


- Sim!Tudo coisa de extrema necessidade para mim!


Huuuumm... Resmungou, coçou a cabeça e resolveu:


- Sabe, a madama é gente boa!Não vou levar nada da senhora, não!


- Obrigada!O senhor também é bem bacana!


Ele estendeu a mão e apertou a minha como se tivéssemos nos conhecido numa reunião social e disse:


- Prazer, Madama! Felicidades pra senhora e vossa família!


- Prazer!Tudo de bom para o senhor e sua família!... 


E o assaltante foi embora sem olhar para trás, deixando-me sentada atônita naquele banco de praça!


Nenhum comentário:

Postar um comentário