quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Minha Vida Mudou com o Acordo Ortográfico

by Betha M. Costa


Tateando as palavras num livro de português escorreguei na gramática. Dei de testa num ponto de exclamação (!): essa língua portuguesa tempo em tempo a mudar grafia e pontuação!


Amparada por um ponto de interrogação (?) invertido - comum a língua espanhola - escapei de cair em dano linguístico maior.


A coisa toda complicou quando um trema (¨) enrolado na minha língua insistia em não desprender-se das palavras que eu proferia. Nem com meu indicador a apontar para a nova gramática que ele não existia mais, o pobre não cria que estava morto, e, como não era celebridade não precisaria de muitos meses para ser enterrado após seu assassinato.


Resolvido esse impasse, uma nostalgia antecipada perfura meu peito. Penso no acento agudo (´) com o qual eu costurava alguns vocábulos. Tenho a nítida impressão que na sua ausência as ideias não serão tão luminosas, a feiura parecerá menos feia, a boia não susterá os seres sobre as águas, as joias perderão parte do seu valor, e, a jiboia vai engolir todos seus demais companheiros que não podem mais usar o tal acento.


O acento circunflexo (^) que desde criança me desperta muito respeito - talvez por lembrar um bigode e esse lembrar-me senhor de certa idade e experiência – também foi atingido pela modernidade. Sem ele sinto os voos mais baixos, o enjoos mais fracos, os pelos humanos e de todos os animais mais ralos. Já não perdoo, coo e abençoo com a mesma devoção e certeza de antes.


Quanto ao hífen (-) nada vai mudar para mim. Nunca fui capaz de aprende mesmo como usá-lo corretamente... E nessa altura da vida não me aflige gravar cada uma das suas regras de uso ou desuso.


A inclusão do K, Y e W foi de grande relevância para minha vida! Agora o nome da minha mãe (Yolanda) finalmente inicia com uma letra pertencente ao Alfabeto Português. Antes eu desconfiava que ela fosse uma brasileira “made in Paraguay”.


Aliviada que a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto a seguir (.) e final (.) continuem em atividade para melhor entendimento dos textos, deixo que cada leitor avalie o impacto de tal Acordo Ortográfico na sua vida com essas reticências (...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário