domingo, 24 de outubro de 2010

Presente de Grego

by Betha M. Costa


De repente a vida ia para trás. A pimenta-do-reino não dava mais lucro, fregueses sumiram da loja de ferragens. O carro (sem seguro) destruído após um acidente e o Banco a pressionar o pagamento do empréstimo... Além disso, uma doença em cima da outra se alastrava feito praga sobre o casal e seus descendentes. Zé da Pimenta perguntava o porquê dessa sucessão de fatos negativos, quando Cora resolveu apelar para Dona Dica, poderosa vidente e benzedeira do lugar.




A sensitiva ao entrar na casa percebeu havia algo malévolo. Acendeu velas e incensos de alecrim. Tomou galhos bem verdes de arruda na mão e aspergia em cruzes - após molhá-los em água benta - enquanto orava em cada canto da casa andando do jardim ao quintal. Indagou se algum morador da casa ganhara de presente uma planta. Cora lembrou que há alguns anos recebera como mimo de uma conhecida, pequeno vaso cor de abóbora com uma plantinha. Conforme a instrução que lhe foi dada, plantou-a com vaso e tudo no quintal. No momento era viçosa árvore...




Anoiteceu. Era lua cheia. Meia noite, no quintal, Dona Dica e os donos da casa de mãos dadas oravam em voz alta. A benzedeira mandou a dona da casa abraçar a árvore e arrancá-la do chão. A pobre mulher dizia que era impossível. A maga ordenava e advertia aos gritos: tenha fé, nada é impossível entre o céu e a terra! Dona Cora atracou-se no tronco com toda da força do seu ser e começou puxar para cima. Na terceira tentativa ela levantou a árvore, que de imediato transformou-se num ser demoníaco que berrava: NÃÃÃÃOOO!Assustada, a mulher atirou aquele desprezível fardo de suas mãos no fogo onde foi destruído. A paz e a bonança voltou ao seio daquela família.




Nenhum comentário:

Postar um comentário